Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Veja tudo o que se sabe sobre a prisão do ex-presidente Fernando Collor

O ex-presidente Fernando Collor foi preso na madrugada desta sexta-feira (25), por volta das 4h, no aeroporto de Maceió (AL), enquanto tentava embarcar para Brasília. Segundo sua defesa, ele estava indo se apresentar de forma voluntária após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou sua prisão imediata.

No momento, Collor está custodiado na Superintendência da Polícia Federal em Maceió. A PF aguarda uma decisão do STF sobre a possível transferência para Brasília.

A ordem de prisão foi emitida na quinta-feira (24), e a defesa disse que recebeu a notícia com surpresa. Collor não resistiu à prisão.

Por que ele foi preso?

Collor foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele teria recebido R$ 20 milhões em propina entre 2010 e 2014, em troca de apoio político e nomeações para cargos na BR Distribuidora (hoje Vibra Energia), segundo delação do ex-presidente da empreiteira UTC.

Além da prisão, o ex-presidente também foi condenado a:

  • pagar multa de 90 dias;
  • indenizar a União em R$ 20 milhões, junto com outros dois réus;
  • e está proibido de exercer cargos públicos por um período equivalente ao dobro da pena.

Próximos passos no STF

A decisão de Alexandre de Moraes ainda precisa ser analisada pelo plenário do STF, já que foi tomada individualmente. A sessão extraordinária está marcada para esta sexta-feira, com votação dos ministros entre 11h e 23h59.

O que diz a defesa

A defesa afirmou que Collor tinha intenção de se apresentar de forma voluntária e que vai questionar a decisão no STF. Os advogados também cogitam pedir que ele cumpra a pena em casa, alegando que, aos 75 anos, Collor tem saúde frágil.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação