Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Quatro países aliviam restrições à carne de frango brasileira por gripe aviária

A Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão decidiram flexibilizar as restrições à importação de carne de frango brasileira. Antes, esses países haviam suspendido a compra de todo o produto vindo do Brasil por precaução, devido a casos de Gripe Aviária (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade). Agora, a suspensão vale apenas para produtos originários do estado do Rio Grande do Sul.

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), essa mudança foi divulgada nesta quinta-feira (22), em Brasília, e mostra avanço nas negociações com os países importadores.

Por outro lado, alguns países ampliaram suas restrições. A Arábia Saudita, que antes bloqueava apenas o município onde o surto foi detectado, passou a suspender produtos de todo o estado do Rio Grande do Sul. Já Turquia e Emirados Árabes Unidos, que mantinham a importação, agora impuseram restrições. No caso dos Emirados, o bloqueio é específico para o município de Montenegro (RS). A Turquia suspendeu a compra de todo o frango produzido no estado.

Veja como estão as restrições por região:

  • Suspensão total das exportações do Brasil:
    China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka e Paquistão.
  • Suspensão apenas para o Rio Grande do Sul:
    Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia.
  • Suspensão apenas para o município de Montenegro (RS):
    Emirados Árabes Unidos e Japão.

O Ministério da Agricultura afirmou que continua em contato com as autoridades sanitárias dos países importadores, fornecendo todas as informações técnicas com agilidade e transparência. A intenção é garantir a segurança sanitária e retomar as exportações o mais rápido possível.

O ministério também reforça que o consumo de carne de frango e ovos segue seguro para a população.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação