Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Brasil registra primeiro caso de gripe aviária em granja; China suspende compra frango brasileiro

Um foco de gripe aviária do tipo H5N1 foi identificado em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. A confirmação foi feita nesta sexta-feira (16) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Como reação imediata, a China — principal importadora da carne de frango brasileira — decidiu suspender a compra do produto por 60 dias.

Segundo o Mapa, todas as medidas de contenção e erradicação previstas no Plano Nacional de Contingência já foram adotadas. O objetivo é controlar o foco e preservar a capacidade produtiva do setor, garantindo o abastecimento interno e a segurança alimentar da população.

O ministério também informou que está em contato com os elos da cadeia produtiva, a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), os Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, além dos parceiros comerciais do Brasil. A nota oficial ressalta que o Serviço Veterinário brasileiro está “treinado e equipado” para lidar com esse tipo de situação.

Desde 2006, a gripe aviária tem sido registrada principalmente na Ásia, África e norte da Europa. Este é o primeiro caso em granja comercial no Brasil.

Apesar da confirmação, o Mapa reforça que não há risco no consumo de carne de aves ou ovos. “A população pode ficar tranquila quanto à segurança dos produtos inspecionados. O risco de infecção humana é considerado baixo e, geralmente, está restrito a pessoas com contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas”, destacou a pasta.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação