Desenvolvimento Única Sites
Vereador do RS culpa ‘peso das árvores’ pela tragédia climática e propõe desmatar as margens das rodovias
BRASÍLIA – Durante uma sessão da Câmara Municipal de Caxias do Sul (RS), o vereador Sandro Fantinel (PL) atribuiu a maior tragédia climática do Rio Grande do Sul às árvores e propôs a derrubada delas nas margens das principais estradas do Estado.
Fantinel, ao criticar as leis ambientais, fez essas declarações enquanto discutia a criação de uma Frente Parlamentar de Prevenção e Enfrentamento de Crises Climáticas.
“O peso das árvores causou a catástrofe em nosso Estado”, disse Fantinel na sessão de terça-feira (14). Ele anunciou que apresentará um projeto de lei para remover a vegetação ao longo das estradas gaúchas. “Beira de estrada tem que tirar a vegetação cinco metros para cada lado, não interessa se é mata nativa, pinheiro, não interessa o que é”, afirmou. Justificou que “as raízes não seguram mais o solo encharcado, e a árvore, com seu peso, despenca junto com a terra e causa os desastres que vimos”.
Fantinel, sócio-administrador da Elfo Construtora, empresa de instalações hidráulicas, sanitárias e de gás, também afirmou que a legislação ambiental impede o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Ele sugeriu que as matas gaúchas acumulam umidade vinda da Amazônia devido ao desmatamento em outros estados, criando um bolsão de ar quente que impede a entrada da água.
Citando as vítimas desabrigadas, o vereador questionou o tempo necessário para que “o meio ambiente permita a retirada de mata para abrigar essas pessoas”. Segundo ele, as medidas não são aprovadas devido à proteção de nascentes e matas nativas.
O vereador Rafael Bueno (PDT) rebateu as declarações de Fantinel, acusando-o de espalhar fake news e incentivar o desmatamento. “Cortar 5 metros de árvore de um lado e de outro afeta todo o ecossistema. O senhor vê muito videozinho de Whats”, disse Bueno.
Histórico de declarações polêmicas
Em fevereiro do ano passado, Sandro Fantinel ganhou notoriedade nacional por uma fala xenofóbica contra baianos, durante uma sessão na Câmara de Caxias do Sul. Referindo-se ao caso de mais de 200 trabalhadores resgatados em condições análogas à escravidão em vinícolas de Bento Gonçalves, ele aconselhou agricultores e empresários a não contratarem pessoas da Bahia, descrevendo-os de forma depreciativa e preconceituosa. Fantinel sugeriu a contratação de argentinos, considerados por ele como “limpos, trabalhadores e corretos”.
Devido a esse episódio, Fantinel foi expulso do Patriotas e filiou-se ao PL. O Ministério Público gaúcho denunciou o vereador por crime de racismo.
RS tem 151 mortes confirmadas até agora
De acordo com o balanço mais recente da Defesa Civil, divulgado às 9h desta quinta-feira, subiu para 151 o número de mortes em razão da enchente que atinge o Rio Grande do Sul. O número de desaparecidos está em 104. Confira os dados completos:
- Mortes confirmadas: 151
- Desaparecidos: 104
- Feridos: 806
- Pessoas em abrigos: : 77.199
- Desalojados: 538.164
- Afetados: 2.281.774
- Pessoas resgatadas: 76.620
- Animais resgatados: 11.932
- Municípios afetados: 458
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.