Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Suspeito de furtos em diversas igrejas e escolas é preso pela PCMG

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu um homem, de 59 anos, suspeito de cometer diversos furtos qualificados contra igrejas e escolas em diferentes cidades do estado. A ação policial ocorreu no município de Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Os mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra o investigado foram cumpridos no último dia 6 pela equipe da 4ª Delegacia de Polícia Civil em Contagem, também na RMBH, responsável pela investigação de um dos furtos em uma igreja evangélica localizada no bairro Amazonas. 

A instituição registrou a ocorrência em 10 de dezembro do ano passado. Na ocasião, o investigado teria arrombado três portas para invadir o templo religioso e levado diversos bens, como notebooks, aparelhos de som, celulares e instrumentos musicais. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 30 mil.

Identificação

De acordo com a delegada Gabriella Maris Mello Pereira, imagens de câmeras de segurança foram cruciais para identificar o suspeito. Durante as reproduções, as filmagens registraram o homem chegando sozinho ao local em um automóvel, com a placa coberta por um pano, e cortando a eletricidade da igreja antes de realizar o furto.

“A partir da análise das imagens, da placa do carro — registrado em nome da companheira do investigado — e da comparação com fotos disponíveis no sistema policial, conseguimos confirmar a identidade do suspeito, que possui uma extensa ficha criminal por furtos semelhantes contra igrejas e escolas, desde o Norte de Minas até a capital”, afirmou a delegada.

Modo de agir

Os levantamentos da PCMG revelaram que o suspeito atuava sempre de madrugada, utilizando o mesmo veículo para cometer os furtos em instituições fechadas. A equipe policial ainda apura a possível ligação dele com outros crimes semelhantes registrados na região e em cidades do interior, especialmente no Norte de Minas, de onde ele é natural.

“O celular do investigado foi apreendido e encaminhado para perícia técnica, com o objetivo de identificar outros envolvidos e possíveis receptadores dos materiais subtraídos. Até o momento, a companheira do suspeito, proprietária do veículo utilizado, não é considerada partícipe dos crimes”, adiantou Gabriella Maris.

O delegado regional em Contagem, Wesley Campos, ressaltou durante coletiva de imprensa para apresentação do caso a importância da atuação integrada da Polícia Civil na repressão aos crimes patrimoniais que afetam diretamente a comunidade. “Essa prisão representa um passo importante para a tranquilidade das instituições religiosas e educacionais, que vinham sendo alvo recorrente do suspeito”, destacou.

A investigação está em fase final para a conclusão do inquérito. O suspeito permanece no sistema prisional, à disposição da Justiça.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação