Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Sede própria do Cras Fênix é entregue para a comunidade

Unidade é a primeira construída pelo município e ficou pronta após seis anos de interrupção nas obras

A Assistência Social de Itabira ganhou mais um reforço no combate às desigualdades nesta quinta-feira (05). Foi entregue para a população a nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social da região Fênix. Ao todo, a unidade será responsável por atender os bairros Abóboras, Bálsamos, Conceição, Hamilton, Jardim Belvedere, João XXIII, Pedras do Vale, Machado, Monsenhor José Lopes, Ribeira de Cima, Santa Marta, Santa Ruth e Valença, além do Fênix.

A unidade é a primeira construída pelo município e ficou pronta após seis anos de interrupção nas obras. De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, o território de abrangência do Cras Fênix é o que concentra maior número de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza da cidade, cerca de 5 mil famílias são cadastradas e mais de 4 mil atendimentos são realizados pela equipe da Prefeitura.

Sônia Maria de Freitas é moradora do Santa Marta e usuária do Cras Fênix. Segundo ela, a felicidade é imensa em saber que a unidade saiu do aluguel e foi para a sede própria. “Eu gostei muito porque é o pessoal aqui do Cras que me ajuda na luta. Muitas vezes é difícil, mas, conversando com eles, eu melhoro a cabeça e fico bem. O pessoal aqui merece”, relatou Sônia. Atualmente, a unidade concede mais de 1.300 benefícios eventuais (como cartão alimentação), além de ter no cadastro, aproximadamente, 1.000 famílias beneficiárias da moeda social Facilita.

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, em seu discurso, afirmou que este é um grande avanço para a cidade, principalmente pelo fato do Cras Fênix estar localizado em posição estratégica do ponto de vista do território, dando melhores condições de acesso e inclusão para os usuários. “O cidadão vai no Cras para resolver quase tudo da vida dele e a prefeitura ajuda como pode através do Cras. Aqui, nós orientamos sobre saúde, moradias e todas as garantias de direito. Encontramos um caminho para ajudar as pessoas”, destacou o prefeito.

Para a secretária de Assistência Social, Nélia Cunha, a nova unidade garante a potencialização e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e o acesso a direitos. “ Espero que os profissionais e toda a comunidade usufruam deste espaço porque o Cras é a casa das famílias”, pontuou.

Também estiveram presentes na entrega da unidade o vereador Reinaldo Lacerda, a presidente da Interassociação, Maria das Graças (Dadá), o vice-presidente da Associação do Bairro Fênix, Osmar de Oliveira, a coordenadora do Cras Fênix, Rafaela Brito, e a secretária de Obras, Transporte e Trânsito, Elaine Mendes. Na oportunidade, Elaine manifestou a sua gratidão em entregar uma obra tão importante para a comunidade.

“Quando a gente entrega uma obra dessa, não entregamos somente a estrutura física, mas também a garantia de direitos dos usuários para que eles e os trabalhadores da unidade, possam usufruir de um local com dignidade. Convido vocês para zelarem por esse espaço e que essa obra faça de fato a diferença na vida dos usuários”, finalizou a secretária.

Além do Cras Fênix, a Prefeitura está construindo as novas unidades para o Cras Jardim das Oliveiras, Gabiroba e Pedreira.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação