Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Rodrigo Pacheco está na lista de alvos de grupo de extermínio investigado pela PF

Grupo investigado por assassinato de advogado atuava com espionagem de autoridades e venda de sentenças; organização era formada por militares e civis armados.

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Senado, é um dos alvos de espionagem do grupo criminoso investigado pela Polícia Federal (PF), responsável pelo assassinato do advogado Roberto Zampieri — conhecido como “lobista dos tribunais”. A informação foi revelada pela GloboNews.

Segundo a PF, o grupo, formado por militares da ativa e da reserva, além de civis frequentadores de clubes de tiro, funcionava como uma empresa clandestina especializada em espionagem e execuções sob encomenda. A organização cobrava até R$ 250 mil para monitorar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e mantinha um arsenal de guerra com fuzis de precisão, pistolas com silenciador, lança-rojões e explosivos.

A descoberta surgiu durante a 7ª fase da Operação Sisamnes, que apura um esquema de venda de sentenças em tribunais estaduais e no STJ. O grupo, autodenominado “Comando C4” (Comando de Caça Comunistas, Corruptos e Criminosos), mantinha uma tabela de preços para espionagem e é suspeito de atuar como grupo de extermínio.

O nome de Pacheco aparece entre os alvos listados em anotações manuscritas encontradas pela PF. Em nota, o senador repudiou a intimidação e classificou o caso como um ataque à democracia.

O grupo é apontado como responsável pela execução de Zampieri, morto com 10 tiros em frente ao próprio escritório em Cuiabá, em dezembro de 2023. A apuração ligou o crime à disputa por decisões judiciais e à negociação de sentenças nos tribunais de Justiça do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

O caso revelou a existência de um esquema maior que envolve magistrados, advogados e políticos. Entre os investigados estão desembargadores afastados pelo CNJ, conselheiros de tribunais de contas e empresários suspeitos de lavar dinheiro, fraudar contratos e contratar funcionários fantasmas.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação