Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Programa Saúde com Agente qualifica e forma 131 profissionais em Itabira

Iniciativa do Governo Federal é o maior programa de formação técnica na área da saúde em formato híbrido do país: o investimento é superior a R$ 388 milhões

A saúde primária de Itabria foi reforçada nessa quarta-feira (3), com a formatura de 131 agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) dentro do programa Saúde com Agente. A cerimônia aconteceu no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lage, que entregou os certificados aos formandos.

“Este é um momento de conquista para os agentes e para toda Itabira. Pela primeira vez, o Município proporciona esse curso de qualificação profissional aos ACS e ACE. Por isso, parabenizo a todos os formandos pela dedicação e à Secretaria Municipal de Saúde pela iniciativa. Sabemos da importância do investimento em qualificação profissional para a contínua melhoria dos serviços públicos prestados. A técnica e o amor pelo ser humano são fundamentais para o exercício deste trabalho de ponta, de prevenção e contato com as pessoas”, declarou o prefeito.

Com o objetivo de oferecer qualificação técnica para 200 mil ACS e ACE em todo o Brasil, o Agente com Saúde foi criado pelo Governo Federal em atenção às leis que ampliaram as atribuições dos ACS e ACE. A iniciativa é do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Por meio do programa, os ACS participaram do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde. Já os ACE fizeram o Curso Técnico em Vigilância Sanitária com Ênfase no Combate às Endemias. A formação aconteceu no formato semipresencial (metodologia na qual os estudantes vivenciam o processo das modalidades presencial e à distância, de forma integrada), durante dez meses, totalizando uma carga horária de 1.275 horas.

“Este é o maior programa de formação técnica na área da saúde em formato híbrido do país”, comemorou a secretária municipal de Saúde, Clarissa Santos Lages. O Agente com Saúde possui um investimento superior a R$ 288 milhões a fim de melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária à população.

“A formação técnica também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na saúde, por meio da maior atuação na prevenção e no cuidado com as pessoas. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar mais apurado sobre as informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento”, continuou Clarissa Lages.

Durante o evento, a ACE e formanda Adriane Lima explicou sobre a importância do curso para o aprimoramento profissional dos agentes. “Fazemos parte da atenção básica e o esforço de cada um de nós para promover saúde dentro de um território impacta positivamente na saúde pública para que tenhamos uma população bem assistida e bem informada sobre os problemas causados por vetores e sobre os cuidados básicos para evitar a proliferação de doenças”.

Também participaram da formatura o médico e vice-prefeito de Itabira, Marco Antônio Gomes; a representante da Gerência Regional de Saúde (GRS), Adriana Procópio; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marco Antônio Ferreira Silva; o vereador Tãozinho Leite, preceptores e familiares dos formandos.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação