Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

PCMG obtém 100% de acerto em exercício internacional da ONU

Com 100% de acerto no International Collaborative Exercises (ICE), programa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) mantém proficiência na análise de drogas brutas nas rodadas 2022-2 e 2023-1. Neste ano, participaram do exercício cerca de 300 laboratórios de química e toxicologia forense de diversos países no mundo.

A PCMG participa do ensaio desde 2015, sendo a análise realizada por peritos criminais lotados na Seção Técnica de Física e Química Legal (STFQL) do Instituto de Criminalística. Na rodada 2023-1, foram recebidas na STFQL quatro amostras de drogas brutas, tendo sido identificadas diferentes substâncias, tais como n-etilpentilona, metanfetamina, cocaína e cetamina.

A participação no exercício tem o intuito de verificar o desempenho de laboratórios de química e toxicologia forense de todo o mundo, permitindo realizar um diagnóstico sobre as metodologias utilizadas nas análises de rotina, bem como ações que busquem melhorar a proficiência e qualidade dos resultados analíticos.

Segundo Pablo Marinho, chefe da Divisão de Laboratórios do Instituto de Criminalística, os resultados alcançados nos exercícios demonstraram que o Laboratório de Química Forense da PCMG possui metodologias adequadas e peritos criminais capacitados para realizar a identificação de drogas de abuso com elevado grau de qualidade e robustez, permitindo uma maior efetividade no combate ao tráfico de entorpecentes pela Polícia Civil.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação