Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

PCMG conclui inquérito e indicia homem por racismo

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu o inquérito instaurado para apurar o crime de racismo envolvendo um homem, de 40 anos, em Carmo do Cajuru, na região Centro-Oeste do estado. O fato ocorreu em 20 de novembro de 2024, Dia da Consciência Negra.

As investigações resultaram no indiciamento do suspeito por racismo qualificado pelo uso de meio que facilita a divulgação, conforme previsto na Lei nº 7.716/1989.

Conforme apurado, o investigado teria gravado um vídeo com conteúdo discriminatório e divulgado por meio do status de um aplicativo de mensagens, permanecendo disponível por 24 horas. Na gravação, ele fazia críticas ofensivas ao feriado e declarações depreciativas à população negra, o que gerou ampla repercussão nas redes sociais e indignação pública.

As investigações foram iniciadas no mesmo dia da publicação, com levantamentos visando à identificação do suspeito, coleta de provas e oitivas de testemunhas.

Crime

Segundo o delegado Weslley Amaral de Castro, responsável pelo caso, o conteúdo veiculado configura incitação ao racismo, especialmente por ter sido amplamente difundido por meio digital. “Ainda que o investigado alegue não ter tido a intenção de discriminar, suas palavras não apenas revelam teor racista, como também incitam esse tipo de comportamento, sobretudo pela difusão em redes sociais”, disse.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação