Desenvolvimento Única Sites
Oposição corre para conseguir assinaturas finais e pedir urgência no PL da Anistia, diz Nikolas
Brasília – A oposição na Câmara dos Deputados informou nesta quinta-feira (10) que faltam apenas cinco assinaturas para conseguir apoio suficiente e acelerar a votação de um projeto de lei que pode anistiar (ou seja, perdoar) os réus e condenados pelos atos do dia 8 de janeiro.
O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que lidera a coleta dessas assinaturas, disse que já conseguiram 252 apoios. São necessárias 257 assinaturas para que o projeto entre direto na pauta de votação, sem precisar da autorização do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Conseguir essas assinaturas é a principal meta da oposição neste mês de abril. Eles querem que o projeto comece a tramitar logo, pois ele está parado nas mãos de Hugo Motta, que assumiu a presidência da Câmara em fevereiro. Segundo aliados, Motta não quer discutir o tema ainda neste primeiro semestre.
O projeto é polêmico e pode gerar mais conflitos entre o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF), já que muitos juristas consideram a proposta inconstitucional e acreditam que ela pode ser derrubada pela Justiça.