Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Operação mira organização criminosa que praticava golpe do motoboy


O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), vinculado ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagraram, nesta terça-feira (12), a operação Tricherie, visando desarticular uma organização criminosa especializada em crimes de estelionato, especificamente no golpe do motoboy, além de lavagem de dinheiro.

A ação resultou na execução de 17 mandados de prisão, 13 mandados de busca e apreensão, e 18 ordens de sequestro, totalizando aproximadamente R$ 1,4 milhão em contas bancárias, aplicações financeiras, títulos de capitalização, cadernetas de poupança, investimentos, ações e cotas de capital dos envolvidos. Os mandados foram expedidos pela Justiça Criminal de Belo Horizonte e estão sendo cumpridos nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Itapevi e Jacareí, todas no estado de São Paulo.

O Golpe do Motoboy consiste em a vítima receber uma ligação de um membro da organização criminosa, alegando ser de uma instituição financeira. Mediante engenharia social, conseguem obter a senha pessoal dos cartões bancários e informam que um motoboy será enviado para recolher os cartões da vítima. Após o recolhimento, são realizados saques, compras ou transferências para contas fraudadas, aproveitando falhas nos processos de validação de identidade de alguns bancos.

De acordo com as investigações, a organização criminosa atuou em 20 cidades de Minas Gerais e em outros estados do país. Em Minas, foram registradas 68 ocorrências, com valores declarados pelas vítimas ultrapassando R$ 500 mil. Contudo, considerando subnotificações e a ausência de valores em mais da metade das ocorrências, estima-se que o prejuízo causado pelo grupo seja ainda maior no estado.

A operação contou com o apoio operacional da Polícia Civil e do Gaeco de São Paulo. O nome “Tricherie” foi escolhido por significar trapaça, engano e falcatrua em francês, derivando do termo em inglês “trickster”, que representa um arquétipo mitológico presente em diversas culturas.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação