Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Morre aos 85 anos o advogado e acadêmico Marcos Vilaça, membro da ABL

Na madrugada deste sábado (29), faleceu em Recife o escritor, advogado e acadêmico Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça, aos 85 anos. Ele estava internado em uma clínica na capital pernambucana, segundo informou a Academia Brasileira de Letras (ABL), instituição da qual era membro e ex-presidente.

Nascido em 1939, em Nazaré da Mata, na Zona da Mata de Pernambuco, Vilaça teve uma trajetória marcada pela atuação no direito, na literatura e na administração pública. Lecionou direito público internacional na Universidade Católica e ocupou cargos de relevância, como ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU).

Autor de obras como Nordeste: Secos & Molhados (1972) e Recife Azul, Líquido do Céu (1972), também coescreveu com Roberto Cavalcanti o livro Coronel, Coronéis: Apogeu e Declínio do Coronelismo no Nordeste (1965), considerado um clássico sobre o tema.

Sua trajetória literária o levou à Academia Pernambucana de Letras em 1965 e, posteriormente, à ABL, onde ocupou a cadeira 26 a partir de 1985 e exerceu a presidência por quatro anos. No final dos anos 1980, foi indicado ao TCU pelo então presidente José Sarney. Também integrou o Conselho Federal de Cultura e presidiu a Funarte e a Pró-Memória.

O corpo de Marcos Vilaça será cremado em Recife, e suas cinzas serão lançadas ao mar na praia de Boa Viagem, seguindo o desejo manifestado em vida, assim como foi feito com as cinzas de sua esposa, Maria do Carmo.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação