Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Morre Antério Mânica, condenado por envolvimento na Chacina de Unaí

Antério Mânica, ex-prefeito de Unaí (MG) e um dos condenados como mandante da Chacina de Unaí, morreu na madrugada desta quinta-feira, 15 de maio, aos 77 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, desde o início de abril, após cair, bater a cabeça e sofrer traumatismo craniano. Desde então, permaneceu em coma.

Mânica cumpria prisão domiciliar desde novembro de 2023, por decisão da Justiça, que considerou seu estado de saúde. Após a queda, ele precisou passar por uma cirurgia de emergência e seu quadro era considerado grave.

Em 2023, o Tribunal Regional Federal da 6ª Região aumentou sua pena de 64 para 89 anos de prisão. Ele e seu irmão, Norberto Mânica, foram condenados por mandar matar quatro servidores do Ministério do Trabalho, em 2004. As vítimas — três auditores fiscais e um motorista — foram assassinadas durante uma fiscalização rural em Unaí, enquanto investigavam denúncias de trabalho análogo à escravidão.

A morte de Antério foi confirmada por pessoas próximas. O hospital, porém, não divulgou informações oficiais.

Carlos Calazans, superintendente regional do Trabalho em Minas Gerais, comentou a morte:
“Não estou feliz, mesmo sendo cristão. Lutei por 21 anos para que a Justiça fosse feita. Agora que saiu a condenação, ele morreu. A Justiça demorou demais. Os mandantes quase não pagaram pelo que fizeram.”

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação