Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Moraes volta a negar recurso e mantém depoimento pessoal de Bolsonaro na PF

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, rejeitou pela segunda vez em menos de 24 horas o pedido da defesa de Jair Bolsonaro para que o presidente fosse dispensado de comparecer à superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília, onde deveria prestar depoimento sobre as acusações de participação em uma alegada tentativa de golpe de Estado.

O interrogatório, marcado para esta quinta-feira (22), faz parte da operação Tempus Veritatis, que investiga “a tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito” no Brasil, deflagrada em 8 de fevereiro pela PF. Os advogados de Bolsonaro têm buscado acesso à parte do processo relacionada à delação premiada do ex-ajudante de ordens tenente-coronel Mauro Cid.

Na segunda-feira (19), Moraes, relator do caso no STF, permitiu a consulta aos autos, desde que não envolvessem diligências em andamento ou o acordo de colaboração de Cid com a Justiça. Na ocasião, também rejeitou o pedido de dispensa ou adiamento do depoimento, alegando que o presidente teve acesso integral às diligências e provas do processo.

Ao negar o novo pedido de adiamento do interrogatório, Moraes destacou que a defesa insiste em argumentos já rejeitados, ressaltando que Bolsonaro teve acesso completo às diligências e provas do caso. O ministro determinou a comunicação da decisão aos advogados, à Polícia Federal e à Procuradoria-Geral da República.

Segundo as investigações da PF sobre a suposta tentativa de golpe, há citações indicando que Bolsonaro pessoalmente ordenou ajustes em uma minuta golpista. O documento final incluía ordens de prisão para diversas autoridades, como Moraes, o ministro Gilmar Mendes e o presidente do Congresso Nacional e do Senado, Rodrigo Pacheco.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação