Desenvolvimento Única Sites
Maioria desaprova governo Lula, atingindo 56%, aponta pesquisa Quest
A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue em queda, e sua desaprovação atingiu um novo recorde, segundo uma pesquisa da Quaest divulgada nesta quarta-feira (2). Os números mostram que 56% dos brasileiros desaprovam o governo, um aumento de sete pontos percentuais desde janeiro. Já a aprovação caiu de 47% para 41%.
Nordeste Equilibra, Outras Regiões Reprovam
Mesmo no Nordeste, onde Lula historicamente tem mais apoio, a aprovação caiu para 52%, enquanto 46% desaprovam sua gestão. No Sudeste, a rejeição é ainda maior: 60% desaprovam e apenas 37% aprovam. No Sul, a situação é mais crítica, com 64% de desaprovação contra 35% de aprovação. Já nas regiões Norte e Centro-Oeste, 52% desaprovam e 44% aprovam.
Mulheres e Homens Também Reprovam Mais
Entre as mulheres, a rejeição ao governo subiu para 53%, e a aprovação caiu para 43%. Entre os homens, 59% desaprovam e apenas 39% aprovam a gestão.
Desaprovação Cresce em Diversos Grupos
Pela primeira vez, Lula enfrenta um empate técnico entre os mais pobres (renda de até dois salários mínimos), com 52% de aprovação e 45% de reprovação. Entre os católicos, a divisão está equilibrada em 49%. Já entre os evangélicos, a rejeição é de 67%.
A pesquisa também mostra que 52% dos pardos desaprovam o governo, enquanto entre os pretos há um empate técnico (51% desaprovam e 46% aprovam). Na população branca, a rejeição chega a 61%.
Eleitores de 2022: Apoio Cai
Entre os que votaram em Lula no segundo turno de 2022, a aprovação caiu de 81% para 72%, enquanto a reprovação subiu de 17% para 26%. Já entre os eleitores de Bolsonaro, a desaprovação ao governo atinge 92%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 31 de março, entrevistando 2.004 pessoas em todo o país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.