Desenvolvimento Única Sites
Itabira promove Dia D de vacinação contra a gripe com atendimento em todas as UBSs
Neste sábado (17), a Prefeitura de Itabira realiza o Dia D de vacinação contra a gripe, com a abertura de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A imunização em todos esses locais ocorrerá das 8h às 17h e as doses estarão disponíveis para qualquer pessoa a partir de 6 meses de idade e que ainda não tenha se vacinado neste ano.
A ação visa ampliar a cobertura vacinal e proteger a população contra o vírus influenza, principalmente os grupos mais vulneráveis, como crianças, gestantes e idosos. Durante todo o dia as UBS estarão abertas para atender a população e garantir acesso facilitado. A vacina é um reforço importante como medida preventiva essencial para evitar quadros graves de síndromes gripais e síndrome respiratória aguda, comuns nesta época do ano. Para se vacinar é necessário apresentar documento de identidade e cartão de vacina.
“Esse Dia D vamos fazer a influenza e reforçamos a necessidade de adesão de todos. Desde que iniciamos a campanha, do público-alvo, que são as crianças de 6 messes a 6 anos de idade, gestantes, puérperas e idosos, tivemos apenas 33% de adesão. Então, isso é muito sério. É um chamado que estamos fazendo para todas as pessoas do município”, reforça a secretária municipal de Saúde, Fabiana Machado.A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é vacinar o maior público nesse dia de mobilização e garantir mais saúde para a população. Durante a campanha é preconizado a imunização de 90% das pessoas acima de 6 meses de idade. As doses aplicadas são trivalentes, ou seja, protegem contra influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B.A vacinação contra a influenza pode garantir a redução do agravamento de casos, internações e óbitos pela infecção do vírus, especialmente no período de aumento de registro de doenças respiratórias em todo o país. Com a imunização a redução de casos graves e óbitos pode chegar a 60%.
A imunização é gratuita e segue as orientações do Ministério da Saúde. A participação da população é essencial para conter a circulação do vírus e garantir um inverno mais saudável para todos.