Desenvolvimento Única Sites
Internado na UTI, Bolsonaro critica governo Lula e ministro Moraes
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez críticas ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por meio das redes sociais. Ele está internado na UTI do Hospital DF Star, em Brasília, onde se recupera de uma cirurgia abdominal feita no sábado (12).
Mesmo hospitalizado, Bolsonaro afirmou estar acompanhando as notícias. Segundo ele, o Brasil está sendo entregue à “inversão de valores”, ao “autoritarismo” e ao “escárnio internacional”.
Entre as críticas, Bolsonaro falou contra o asilo diplomático concedido à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, condenada por corrupção. Para ele, o governo brasileiro está protegendo pessoas condenadas por crimes graves, tratando-as como perseguidas políticas.
O ex-presidente também criticou uma decisão do ministro Alexandre de Moraes que suspendeu a extradição de um espanhol, alegando reciprocidade, já que a Espanha negou a extradição do blogueiro Oswaldo Eustáquio, investigado no Brasil. Bolsonaro disse que isso transforma a justiça brasileira em instrumento de “retaliação diplomática”.
Segundo ele, essas ações prejudicam a imagem do Brasil no exterior, geram insegurança jurídica e aumentam os custos para o país. Ele ainda afirmou que a Justiça estaria sendo usada como uma arma política.
Estado de saúde
O boletim médico divulgado nesta sexta-feira (17) informa que Bolsonaro apresentou melhora nos exames, mas ainda não tem previsão de alta da UTI. Ele está em jejum, faz fisioterapia e não pode receber visitas. A cirurgia, feita no domingo (13), durou 12 horas e foi necessária por causa de aderências intestinais. Ele começou a passar mal na sexta-feira (11), durante viagem ao Rio Grande do Norte.