Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

INSS informará segurados sobre descontos errados e explicará como será o reembolso

O INSS vai começar, na próxima semana, a devolver valores que foram descontados de forma irregular de aposentados e pensionistas. A informação foi dada nesta quinta-feira (8) pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.

Esses descontos errados foram descobertos após investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU). Eles identificaram que algumas associações estavam cobrando mensalidades sem autorização dos beneficiários.

A partir de hoje, quem não teve nenhum desconto indevido vai receber uma mensagem pelo site e aplicativo “Meu INSS”. Cerca de 27 milhões de pessoas estão nessa situação.

Já na terça-feira (13), quem teve descontos irregulares vai receber um aviso. O presidente do INSS lembrou que o órgão só se comunica pelo “Meu INSS”, e não usa e-mail nem WhatsApp.

Na quarta-feira (14), os beneficiários poderão ver quanto foi descontado e para qual associação. Se não reconhecerem o valor, poderão contestar e pedir o dinheiro de volta. A associação terá até 15 dias para provar que o desconto era correto. Se não conseguir, terá que devolver o valor ao INSS, que vai repassar diretamente para o beneficiário.

Segundo o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, o dinheiro para as devoluções virá dos bens das associações que foram bloqueados.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação