Desenvolvimento Única Sites
INSS informará segurados sobre descontos errados e explicará como será o reembolso
O INSS vai começar, na próxima semana, a devolver valores que foram descontados de forma irregular de aposentados e pensionistas. A informação foi dada nesta quinta-feira (8) pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.
Esses descontos errados foram descobertos após investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU). Eles identificaram que algumas associações estavam cobrando mensalidades sem autorização dos beneficiários.
A partir de hoje, quem não teve nenhum desconto indevido vai receber uma mensagem pelo site e aplicativo “Meu INSS”. Cerca de 27 milhões de pessoas estão nessa situação.
Já na terça-feira (13), quem teve descontos irregulares vai receber um aviso. O presidente do INSS lembrou que o órgão só se comunica pelo “Meu INSS”, e não usa e-mail nem WhatsApp.
Na quarta-feira (14), os beneficiários poderão ver quanto foi descontado e para qual associação. Se não reconhecerem o valor, poderão contestar e pedir o dinheiro de volta. A associação terá até 15 dias para provar que o desconto era correto. Se não conseguir, terá que devolver o valor ao INSS, que vai repassar diretamente para o beneficiário.
Segundo o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, o dinheiro para as devoluções virá dos bens das associações que foram bloqueados.