Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Governo autoriza convocação de 4,3 mil aprovados no Concurso Unificado

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a convocação de 4.330 candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 3.114, publicada em edição extra do Diário Oficial da União na última sexta-feira (25).

Com a autorização, 16 órgãos e entidades federais poderão dar início à nomeação dos aprovados em cargos que não exigem curso de formação como etapa obrigatória do concurso. A responsabilidade pelas nomeações e posse dos novos servidores caberá a cada órgão.

A expectativa do MGI é que as primeiras nomeações sejam publicadas já em maio. As vagas liberadas abrangem cargos de níveis médio e superior, distribuídas entre os oito blocos temáticos do concurso, em áreas como administração, educação, estatística, engenharia, comunicação, tecnologia e políticas públicas. Entre os cargos estão analistas, técnicos, especialistas e pesquisadores.

Órgãos contemplados

Entre os órgãos autorizados a convocar estão os ministérios da Gestão e da Inovação, da Agricultura e Pecuária, da Cultura, da Saúde e do Planejamento. Também serão contempladas instituições como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Advocacia-Geral da União (AGU).

A autorização para as nomeações foi baseada na Lei Orçamentária Anual de 2025, que prevê os recursos necessários para a convocação dos novos servidores.

O Enem dos Concursos

Considerado o maior concurso público já realizado no Brasil, o CPNU de 2024 reuniu 2.144.397 inscritos disputando 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal. As remunerações variam de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,71.

As provas foram aplicadas no dia 18 de agosto de 2024, simultaneamente em 218 cidades de todas as unidades da federação. Cerca de 1 milhão de candidatos compareceram para realizar as provas objetivas e discursivas. O modelo unificado buscou democratizar o acesso da população às oportunidades no serviço público.

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2025, conforme anúncio da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação