Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Governo anuncia concurso para Polícia Penal durante protestos por aumento salarial na segurança pública

O Governo de Minas Gerais anunciou, nesta quarta-feira (16), que vai fazer um novo concurso público para o cargo de Policial Penal. A previsão é que o edital saia no segundo semestre de 2025, com 1.178 vagas para várias regiões do estado. Segundo a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o objetivo é repor o número de servidores nas unidades prisionais e reforçar a segurança pública.

Além disso, o governo também informou que vai abrir um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratar, de forma temporária, 686 agentes penitenciários. Essa medida é emergencial e serve para atender as necessidades imediatas do sistema prisional até que o concurso seja finalizado. Os editais com todas as informações (datas, etapas, salários e matérias da prova) serão divulgados pelos canais oficiais do governo.

O último concurso para essa carreira foi em 2021 e previa 2.420 vagas. No fim, 3.405 candidatos foram nomeados – ou seja, 985 a mais do que o previsto.

Protestos de servidores da segurança

Esse anúncio veio em meio a protestos de servidores da segurança pública em Belo Horizonte. Na terça-feira (8), cerca de 300 agentes – incluindo policiais militares, civis, penais, bombeiros e agentes socioeducativos – fecharam a avenida Afonso Pena, no centro da capital, pedindo aumento salarial.

Eles reclamam que os salários estão sem reajuste há mais de dez anos. Com faixas e gritos como “Zema caloteiro”, os manifestantes cobraram diálogo com o governo e disseram que a falta de valorização dos profissionais está contribuindo para o aumento da violência no estado.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação