Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Falta uma semana para o fim do prazo e um terço ainda não declarou o Imposto de Renda

Com o prazo final se aproximando, cerca de um terço dos brasileiros ainda não enviou a declaração do Imposto de Renda. Até as 18h da sexta-feira (23), mais de 30 milhões de pessoas (65,65% do esperado) já tinham enviado o documento à Receita Federal.

De acordo com a Receita, 62,6% dessas declarações terão direito à restituição, enquanto 20,2% terão que pagar imposto. Já 17,2% não terão nada a pagar nem a receber.

A maioria dos contribuintes (83,6%) usou o programa de computador para preencher a declaração. Outros 10,9% fizeram online, com os dados ficando salvos na nuvem da Receita, e 5,5% usaram o aplicativo Meu Imposto de Renda, para celular e tablet.

Quase metade (48,4%) dos que já enviaram a declaração usaram a versão pré-preenchida, que já vem com várias informações prontas — bastando conferir e corrigir, se necessário. A maioria (56,4%) escolheu o desconto simplificado.

Desde 1º de abril, a versão pré-preenchida passou a vir com todos os dados disponíveis, mas houve atraso no envio de algumas informações por causa da greve dos auditores da Receita.

O prazo para declarar começou em 17 de março e termina às 23h59min59s do dia 30 de maio. O programa para preencher a declaração está disponível desde 13 de março no site da Receita.

A expectativa da Receita é receber 46,2 milhões de declarações em 2025 — um aumento de quase 7% em relação ao ano passado, quando foram entregues 43,2 milhões.

As pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888, assim como aquelas que obtiveram receita bruta da atividade rural acima de R$ 169.440, são obrigadas a declarar. As pessoas que receberam até dois salários mínimos mensais durante 2024 estão dispensadas de fazer a declaração, salvo se se enquadrarem em outro critério de obrigatoriedade.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação