Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Dia da Independência é celebrado com  desfile cívico em Itabira 

As celebrações começaram logo cedo com execução do Hino Nacional, pronunciamento de autoridades e a abertura oficial do desfile ficou a cargo da Polícia Militar de Minas Gerais.  As viaturas da PM, Polícia Rodoviária e do Meio Ambiente, com sirenes ligadas, também passaram pela avenida. 

O cortejo contou ainda com a participação da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, brigadistas, escoteiros, grupo DeMolay, jovens patrocinados pela maçonaria; alunos das redes municipal e estadual, fanfarra do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais e de escolas públicas do município. A banda Euterpe Itabirana, que comemora 160 anos,  fechou o desfile com chave de ouro. “Paz, Prosperidade e Desenvolvimento Social” foi o tema escolhido para marcar o evento. As celebrações foram acompanhadas por um grande público, que lotou a avenida.

Durante a cerimônia o prefeito Marco Antônio Lage lembrou a importância de Itabira como cidade berço da extração mineral e falou ainda da necessidade de buscar  um desenvolvimento sustentável para diversificar a economia do município. 

“Esta data nos traz uma reflexão importante  da necessidade da nossa independência econômica, nós que vivemos dependentes do minério de ferro, que só dá uma safra. A nossa geração tem a responsabilidade de trabalhar pela emancipação, pela independência econômica. Independência ao minério de ferro ou morte econômica, e nós vamos lutar, esperamos influenciar as futuras gerações políticas e sociais para que possamos mudar Itabira”,enfatizou o prefeito.  

O feriado nacional foi marcado em Itabira por milhares de pessoas que desfilaram para celebrar o dia da Independência do Brasil. Cerca de 4 mil pessoas, entre adultos, jovens e crianças,  passaram pela Avenida Mauro Ribeiro Lage. Os alunos das escolas municipais representaram os projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação. 

Alunos das creches, ensino infantil e fundamental passaram pelo trajeto com alegria e animação. Projetos sociais, de desenvolvimento humano e robótica também estiveram representados no desfile. A tradição tropeira foi homenageada pelos estudantes e figuras de destaque do tropeirismo fizeram apresentações durante o cortejo, como os estaladores de chicotes e trovadores.

Para a secretária de Educação, Laura Souza, a data é muito representativa e merece ser comemorada. “O retorno da Educação Municipal ao Desfile de 7 de setembro é uma imensa alegria para todos. Levamos cerca 3334 alunos da rede municipal para a avenida, representando os valores que almejamos alcançar com a educação pública: Afeto, Inclusão e aprendizagem”, concluiu a secretária.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação