Desenvolvimento Única Sites
Crise no abastecimento em Itabira: Prefeito anuncia medidas drásticas após pedido de CPI da água
Após o pedido de CPI da água anunciado pela vereadora Rose Felix (MDB), na última sexta-feira, o prefeito fez uma live, prometendo ações mirabolantes para solucionar os graves problemas de abastecimento que afetam a população itabirana.
A cidade de Itabira enfrenta uma crise de abastecimento de água, conforme alertou o prefeito Marco Antônio Lage em uma live no Instagram, realizada neste domingo (19). A situação, agravada por um longo período de estiagem, altas temperaturas e o baixo nível do reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos, atinge diversos bairros, colocando a população em risco.
O prefeito, junto à diretora-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Karina Lobo, anunciou medidas emergenciais para enfrentar a escassez. Entre elas, destaca-se o aluguel temporário de 20 caminhões pipa, que captarão água bruta de outras fontes para abastecer a ETA Gatos e aumentar o nível do reservatório. Atualmente, a captação opera com 34 litros por segundo, enquanto a capacidade rotineira era de 80 litros por segundo.
Para evitar o desabastecimento, serão intensificadas manobras, promovidas campanhas de conscientização e enviados caminhões pipa com água potável para locais onde as manobras não surtirem efeitos. Ações prioritárias incluem o abastecimento de creches, hospitais, asilo Lar de Ozanan e escolas.
A fiscalização nas ruas será ampliada, notificando moradores que fazem uso inconsciente da água, como lavagens de carros e calçadas. O prefeito destacou a necessidade da ação, mesmo que considerada antipática, para preservar um recurso vital.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.