Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Crise no abastecimento em Itabira: Prefeito anuncia medidas drásticas após pedido de CPI da água

Após o pedido de CPI da água anunciado pela vereadora Rose Felix (MDB), na última sexta-feira, o prefeito fez uma live, prometendo ações mirabolantes para solucionar os graves problemas de abastecimento que afetam a população itabirana.

A cidade de Itabira enfrenta uma crise de abastecimento de água, conforme alertou o prefeito Marco Antônio Lage em uma live no Instagram, realizada neste domingo (19). A situação, agravada por um longo período de estiagem, altas temperaturas e o baixo nível do reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos, atinge diversos bairros, colocando a população em risco.

O prefeito, junto à diretora-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Karina Lobo, anunciou medidas emergenciais para enfrentar a escassez. Entre elas, destaca-se o aluguel temporário de 20 caminhões pipa, que captarão água bruta de outras fontes para abastecer a ETA Gatos e aumentar o nível do reservatório. Atualmente, a captação opera com 34 litros por segundo, enquanto a capacidade rotineira era de 80 litros por segundo.

Para evitar o desabastecimento, serão intensificadas manobras, promovidas campanhas de conscientização e enviados caminhões pipa com água potável para locais onde as manobras não surtirem efeitos. Ações prioritárias incluem o abastecimento de creches, hospitais, asilo Lar de Ozanan e escolas.

A fiscalização nas ruas será ampliada, notificando moradores que fazem uso inconsciente da água, como lavagens de carros e calçadas. O prefeito destacou a necessidade da ação, mesmo que considerada antipática, para preservar um recurso vital.

Veja também:

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação