Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Consumo de café no Brasil despenca 16% e preço deve continuar subindo

O consumo de café no Brasil caiu. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), entre os quatro primeiros meses de 2024 e o mesmo período de 2025, as vendas caíram 5,13%. Foram comercializadas 4,75 milhões de sacas de 60 kg neste ano, contra 5,01 milhões no ano passado.

O principal motivo para a queda no consumo é o aumento do preço. Fatores como problemas climáticos, maior demanda internacional e a entrada da China no mercado mundial fizeram o valor do café subir. Só entre abril de 2024 e abril de 2025, o preço aumentou 80%, segundo o IBGE.

Além disso, a produção do grão em Minas Gerais, principal estado produtor do Brasil, deve cair. A previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de uma safra 7,1% menor em 2025, com cerca de 26 milhões de sacas. No país todo, a colheita deve ter uma leve alta de 2,7%, chegando a 55,7 milhões de sacas.

O impacto no consumo foi mais sentido em abril de 2025, quando houve uma queda de quase 16% nas vendas em comparação com abril do ano anterior. Apesar de os meses de janeiro e fevereiro terem mostrado um pequeno aumento nas vendas (+1,26% e +0,89%, respectivamente), março já registrou queda de 4,87%.

A Abic destaca que os dados se referem ao consumo no varejo, que representa de 73% a 78% do café consumido internamente no Brasil.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação