Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Conselheiros do patrimônio histórico, cultural e artístico de Itabira são empossados nesta segunda

Membros titulares do Conselho Consultivo Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Itabira (Comphai) foram empossados nesta segunda-feira (4), no auditório da Casa da Cidadania Margarida Silva Costa, para o biênio 2024/2026.

Com o objetivo de auxiliar a Prefeitura no processo de preservação dos bens materiais e imateriais de valor histórico e cultural existentes em Itabira, o Comphai é composto por 16 conselheiros, entre titulares e suplentes.

Para a diretora do Patrimônio Histórico de Itabira, Elyza Mendes, o conselho iniciará uma jornada importante para o patrimônio da cidade. “Ao longo dos meses de atuação do Comphai, tomaremos decisões importantes para o município e os membros empossados hoje, com toda a experiência profissional que apresentam, têm muito a acrescentar nesta caminhada para fazermos o melhor pelo município”, analisou.

Representando o prefeito Marco Antônio Lage, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jader Magalhães, agradeceu aos novos conselheiros empossados. “Sabemos que todos têm uma rotina corrida e encaixar o trabalho voluntariado nela é um exercício de cidadania e eu agradeço a todos por isso”. O secretário destacou ainda o “crescente” afastamento da sociedade civil na construção das políticas públicas. “A gente vive um momento difícil em nossa sociedade com o afastamento cada vez maior das pessoas neste processo. Mas, não consigo imaginar outro meio, se não seja a efetiva participação da sociedade, que faça a diferença nos rumos das políticas públicas, inclusive cobrando de perto o Poder Público, suas ações e eventuais omissões e condutas que devem ser acompanhadas de perto”, finalizou Jader Magalhães.

Depois de empossados, foram eleitos os conselheiros presidente e vice-presidente para o novo biênio: Elyza Aparecida Mentes (SMDU) e Hugo Marlon da Silva Nascimento (UNA), respectivamente.

Conselheiros 2024/2026

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU): Elyza Aparecida Mendes (titular) e Gláucia Emiliana Oliveira de Araújo (suplente); Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciências, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT): Vanessa Silva de Faria (titular) e Carolina Peixoto Magalhães; Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA): Otávia Senhorinha de Andrade Muller (titular) e José Norberto de Jesus (suplente); Secretaria Municipal de Educação (SME): Wiliam Ramos Marcos (titular) e Lúcia Guimarães Rosa (suplente); Universidade Federal de Itajubá – campus Itabira (Unifei): Athos Moisés Lopes Silva (titular) e Fábio Nakagomi (suplente); UNA Itabira: Hugo Marlon da Silva Nascimento (titular) e Adílson Júnior (suplente); Interassociação dos Amigos de Bairros de Itabira: Maria das Graças Felipe Lélis (titular), Rafael Santos Fernandes (suplente); Associação dos Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos e Geólogos de Itabira (Asseag): Roberta Lage Pereira (titular) e Maria das Graças Lage de Oliveira (suplente).

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação