Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Casos de dengue em Minas mais que dobram em apenas uma semana

Três dias após Minas Gerais decretar situação de emergência devido ao aumento de casos de dengue e chikungunya, o número de mortes em investigação por dengue subiu para 35 no estado. Em apenas uma semana, os casos confirmados da doença mais que dobraram, saltando de 11.490 para 23.389, de acordo com o Boletim Epidemiológico de Monitoramento divulgado nesta segunda-feira (29).

Até agora, uma pessoa faleceu devido à dengue, enquanto os casos de mortes em investigação aumentaram para 35. Os casos de chikungunya também registraram um aumento de mais de 100%, indo de 3.067 para 6.206 em sete dias. Uma morte foi confirmada, e duas estão sob investigação em todo o estado.

Quanto aos casos de Zika, o primeiro paciente foi confirmado, com oito casos em investigação, sem registros de mortes em análise. Diante da elevada demanda por atendimento, a Prefeitura de Belo Horizonte avalia a necessidade de abrir postos de saúde nos próximos sábados e domingos

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, decretou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos de dengue e chikungunya. Até o dia 22, foram registrados 11.490 casos confirmados de dengue e 3.067 de chikungunya em 2024, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde.

A medida permite ao governo mineiro acelerar a aquisição de insumos e materiais médicos, inclusive com a possibilidade de dispensa de licitação. Uma pessoa já faleceu por dengue neste ano. O decreto também prevê a instituição do Centro de Operações de Emergências de Arboviroses (COE Minas Arboviroses) para monitorar o avanço das doenças no estado. O especialista Bacchereti projetou um ano epidêmico em relação à dengue em 2024, com o pico de casos esperado entre fevereiro e março.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação