Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Câmara realiza segunda audiência pública para debater alterações no Plano Diretor

O debate aconteceu nesta quarta-feira, 08 de novembro, no Plenário da Câmara Municipal de Itabira.

A Câmara Municipal de Itabira realizou nesta quarta-feira, 08 de novembro, a segunda audiência pública, para discutir possíveis mudanças no Plano Diretor, atendendo o requerimento nº 154/2023 de autoria do vereador Sebastião Ferreira Leite (Patriota). A Mesa Solene foi composta pelos seguintes membros:  vereador Sebastião Ferreira Leite (Patriota), Bernardo Rosa (Avante), Denes Lott – Secretário de Meio Ambiente, e o Secretário  Municipal de Desenvolvimento Urbano  Klaus Moreira. A solenidade contou com a    participação dos vereadores Luciano Gonçalves dos Reis (MDB), Rodrigo Alexandre Assis Silva (PTB), Rosilene Félix Guimarães (MDB),  Roberto Fernandes Carlos de Araújo  (MDB) e Reinaldo Lacerda (PSDB).

O objetivo desta audiência foi  debater desde já as mudanças necessárias no Plano Diretor de Itabira, com revisão prevista para 2026.

Está em tramitação o projeto de lei 62/2023, de autoria de Tãozinho Leite, a matéria tem por objetivo alterar dispositivos da Lei Complementar n° 4.938/2016, e realizar as adequações necessárias ao quadro atual do Município. Segundo o autor tais alterações são necessárias, e que de acordo com o artigo 182 da Constituição Federal, é atribuída ao município a competência para definir sua política de desenvolvimento urbano com vistas ao pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem estar de seus habitantes, usando destas atribuições e garantido o processo de participação da população.

Entre as  propostas de alterações estão: Taxa de ocupação; número de pavimentos nas edificações; afastamento frontal; AlU: Aréa de intervenção urbana; e vagas de estacionamento.

Plano Diretor

O Plano Diretor é uma ferramenta essencial para o planejamento urbano, definindo diretrizes para a ocupação e o desenvolvimento de uma cidade. Nele estão inclusas políticas públicas nas áreas de habitação, mobilidade, meio ambiente, saneamento básico, e outras, todas com o propósito de melhorar a qualidade de vida dos habitantes. Sua importância transcende a mera organização do espaço urbano, pois orienta a aplicação de recursos públicos, favorece a sustentabilidade e promove a justiça social.

Em Itabira a última revisão do  Plano Diretor ocorreu em 2016 e a próxima está prevista para 2026.

por Assessoria de Comunicação

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação