Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Câmara realiza ato cívico em comemoração ao dia da bandeira

O Dia da Bandeira é comemorado no dia 19 de novembro, como simbologia criada para marcar o fim do Império e o início da República no país

Na tarde desta terça-feira (21), a Câmara Municipal de Itabira realizou um ato cívico em comemoração ao dia da bandeira, estava presente vereadores, Capitão Flávio Batista, representando o 26º Batalhão da Polícia Militar de Itabira, Comandante do Corpo de Bombeiros de Itabira 1º Tenente Jocélio Gonçalves de Souza,  servidores e os alunos da Fundação Itabirana Difusora do Ensino -FIDE.

A cerimônia teve como objetivo resgatar a tradição e o respeito ao símbolo nacional que representa o patriotismo e o valor cívico. Além de manter viva a tradição de uma nação, o hasteamento da bandeira nacional é obrigatório no país, nos dias de festas ou de luto nacional em todas as repartições públicas.

O presidente da Casa, Heraldo Noronha Rodrigues (PTB) convidou o comandante da PMMG Capitão Flávio Batista,  1º Tenente Jocélio Gonçalves de Souza e os três alunos Lucas, Antonella e Maria Fernanda  da Fundação Itabirana Difusora do Ensino -FIDE para o ritual  de hasteamento das bandeiras na área externa do prédio.

As novas bandeiras foram hasteadas respeitando a seguinte ordem: ao centro e mais alta a bandeira do Brasil, ao lado direito a bandeira de Minas Gerais e à esquerda a de Itabira.

As bandeiras antigas, que já estavam desgastadas pelo tempo, foram entregues ao Capitão Flávio Batista, da Polícia Militar que em acordo com a Lei no 5.700, de 1º de Setembro de 1971, deverão ser  incineradas no Dia da Bandeira.

O presidente da Casa, Heraldo Noronha Rodrigues (PTB), disse que : “Esta é uma data muito importante para que nós, patriotas, possamos demonstrar amor pelo país. No dia 19 de novembro comemoramos o dia da bandeira e , nós, do Legislativo, realizamos essa ação simples, porém significativa, para expressar nosso respeito às bandeiras e a nação”.

Luto Oficial do Estado

O governador decretou luto oficial de três dias no estado em razão do falecimento do ex-governador de Minas Gerais Alberto Pinto Coelho, que morreu, na manhã desta segunda-feira (20/11), aos 78 anos. Ele foi governador do estado entre abril e dezembro de 2014, após o então governador Antonio Anastasia renunciar ao cargo. Alberto também foi deputado estadual por quatro mandatos consecutivos e presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) por dois mandatos. Desta forma a bandeira do Estado de Minas Gerais foi hasteada a meio mastro.

Decreto de luto oficial não é feriado e funciona apenas como uma homenagem do país e da nação para a pessoa que faleceu e que teve representatividade no Brasil, estado ou município.

por Assessoria de Comunicação

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação