Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Bruna Viola, Titane & Pereira da Viola são as atrações principais do 22º aniversário do Museu do Tropeiro e 4º Festival da Cultura Tropeira

Entre os dias 9 e 17 de maio, a tradição tropeira toma conta de Itabira com as celebrações do 22º aniversário do Museu do Tropeiro e do 4º Festival da Cultura Tropeira. Com o tema “Turismo na rota do Tropeirismo”, o evento valoriza a cultura popular, a música sertaneja de raiz, a viola caipira e o modo de vida tropeiro — figura emblemática da história de Ipoema e de Minas Gerais.

Realizado pela Prefeitura de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), das secretarias municipais de Educação, Governo e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, o festival reúne atrações culturais, cavalgadas, feira comunitária, exposições e apresentações artísticas.

A grande atração musical da abertura será Bruna Viola, que se apresenta no sábado, 10 de maio, às 23h, no Campo do Aliança. Com carisma e talento, a cantora leva ao palco a força da nova geração da música caipira. O encerramento do festival, no dia 17 de maio, será na Praça Augusto Guerra, a partir de 20h, e contará com show de Titane & Pereira da Viola, marcando também a abertura da primeira Roda de Viola de 2025, símbolo da vida simples e poética do interior.

Um dos momentos mais simbólicos do evento é a Bênção aos Cavaleiros, realizada em dois momentos: na abertura oficial, em Santa Bárbara (sexta-feira, 9), e no sábado (10), às 17h, em frente ao Museu do Tropeiro, em Ipoema. A cerimônia reúne cavaleiros de diversas regiões, fortalecendo os laços de fé e identidade cultural. Durante o trajeto, os cavaleiros farão paradas que promovem o espírito de acolhimento. 

No dia 9, após a abertura oficial em Santa Bárbara, as comitivas seguem para o Rancho do Coyote, em Barão de Cocais. Em seguida, o Receptivo dos Cavaleiros acontece a partir de 17h, no Parque de Exposições Tiné Motta, em Bom Jesus do Amparo. No sábado (10), a programação começa com café da manhã no mesmo local. De lá, as comitivas seguem para Ipoema.

A programação também celebra a Lei Municipal nº 5.573, de 11 de novembro de 2024, que inclui o estudo do tropeirismo na grade curricular da rede municipal de ensino de Itabira, reforçando a importância da educação patrimonial. De 12 a 16 de maio, o Museu do Tropeiro receberá exposições e atividades educativas com os trabalhos desenvolvidos por alunos da rede municipal, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itabira.

A festa contará ainda com apresentações de grupos culturais como as Lavadeiras de Ipoema, Estaladores de Chicote, Trovadoras, além do sarau “Cachaça, torresmo e poesia” e shows com artistas regionais.

Com uma programação rica e diversa, o festival reafirma Ipoema como palco vivo da memória, da arte e da tradição tropeira, fortalecendo o pertencimento cultural e a identidade do povo mineiro.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação