Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Brasil aguarda liberação do Egito para resgatar crianças e brasileiros em Gaza

O Palácio do Planalto informou neste domingo que 14 crianças estão entre as 28 pessoas que aguardam resgate na Faixa de Gaza. O grupo, composto por 22 brasileiros e 6 palestinos com residência no Brasil, está à espera do aval do governo egípcio para cruzar a fronteira e se dirigir ao aeroporto de Cairo, capital do Egito. De lá, serão repatriados ao Brasil em uma aeronave enviada pelo governo brasileiro.

Segundo o comunicado oficial, entre os 28 aguardando resgate, há seis homens e oito mulheres, além das 14 crianças. Um grupo de 18 pessoas foi transferido da Cidade de Gaza para Rafah, cidade fronteiriça com o Egito, onde passaram a noite em uma propriedade alugada pelo Itamaraty. As outras 10 pessoas residem em Khan Yunis, cidade palestina próxima a Rafah, e permanecem em suas casas aguardando a liberação.

A aeronave da Presidência da República destinada ao resgate está em Roma, na Itália, desde a última sexta-feira, 13, aguardando a autorização do governo egípcio. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone no sábado com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi, solicitando apoio para a retirada dos brasileiros da Faixa de Gaza pela fronteira egípcia.

O Brasil mantém esforços diplomáticos para assegurar o retorno seguro de seus cidadãos e seus familiares residentes no país. A situação continua sendo monitorada de perto e mais atualizações serão fornecidas à medida que a operação de resgate avança.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação