Desenvolvimento Única Sites
Bolsonaro afirma que será o único candidato da direita aceito pela população em 2026
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, em entrevista nesta segunda-feira (21), que pretende manter sua candidatura à Presidência da República em 2026, mesmo estando inelegível até 2030. Segundo ele, continuará na disputa até quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permitir. Bolsonaro declarou que o povo da direita não quer outro candidato além dele: “Querendo ou não, sou o maior líder da direita na América do Sul”.
Ele ainda afirmou que eleições sem sua presença seriam uma “negação à democracia” e disse que pretende registrar sua candidatura no último momento possível. Para Bolsonaro, a esquerda não tem um nome forte para disputar a eleição, nem mesmo o ex-presidente Lula.
Mesmo se dizendo o preferido dos eleitores da direita, ele reconheceu que existem outros nomes com potencial, mas que precisam conquistar espaço. Bolsonaro está internado há uma semana em um hospital de Brasília, após passar por cirurgia abdominal, e concedeu a entrevista ao SBT da cama da UTI. Segundo ele, optou por se tratar na capital por questões de custo e proximidade com a família.
Bolsonaro também afirmou que deu a entrevista para combater o que chamou de “narrativas” contra ele. Ele é réu em uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de envolvimento na tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Ele nega todas as acusações e diz que não tem medo de ser preso. “Golpe sem liderança, sem armas, sem tropas e sem presidente para derrubar? Isso não existe”, declarou.
O STF julga agora um segundo grupo de acusados pela tentativa de golpe. Ao todo, 34 pessoas foram denunciadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).