Trump ameaça aumentar em 50% as tarifas sobre produtos da China após retaliação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que pode aumentar em 50% as tarifas sobre produtos vindos da China. Essa declaração foi feita nesta segunda-feira (7), em uma postagem na rede social Truth Social.

A ameaça é uma resposta à decisão do governo chinês, liderado por Xi Jinping, que informou na última sexta-feira que vai cobrar uma taxa extra de 34% sobre produtos importados dos EUA a partir de 10 de abril.

Trump criticou a nova tarifa chinesa, dizendo que ela é muito alta e se soma a outras práticas que ele considera injustas, como subsídios ilegais e manipulação da moeda.

Ele avisou que, se a China não cancelar essa nova taxa até amanhã (8 de abril de 2025), os EUA vão reagir com um aumento de 50% nas tarifas sobre os produtos chineses, a partir de 9 de abril. Trump também afirmou que, se isso acontecer, todas as negociações com a China serão encerradas.

Se cumprir essa promessa, a tarifa total sobre produtos chineses nos EUA pode chegar a 104%, já que na semana passada ele já tinha anunciado uma tarifa de 54%.

Apesar das tensões, Trump comentou que continua em contato com outros países interessados em discutir as barreiras comerciais americanas. Mesmo com os conflitos, a China exportou quase 450 bilhões de dólares em produtos para os Estados Unidos em 2024, mostrando que a troca comercial entre os dois países ainda é muito forte. 

Comments (0)
Add Comment