Trabalhador da Petrobras está em estado grave após incêndio em plataforma

O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) informou que dez pessoas ainda estão feridas por causa do incêndio na plataforma PCH-1 (Cherne 1), que fica a cerca de 130 km da costa de Macaé, no Rio de Janeiro. Uma delas está em estado grave, com queimaduras nas costas.

O acidente aconteceu na manhã de segunda-feira (21), enquanto 176 trabalhadores estavam na plataforma. Trinta e duas pessoas foram retiradas do local, e 14 sofreram queimaduras. Outras precisaram de atendimento por terem inalado fumaça. Segundo o último boletim médico, todos estão fora de perigo.

De acordo com o coordenador do sindicato, Sérgio Borges Cordeiro, o incêndio começou após uma explosão, possivelmente no segundo ou terceiro andar da plataforma. O fogo se espalhou rapidamente e atingiu a área onde os trabalhadores dormem e convivem.

O sindicato denuncia que a situação das plataformas da Bacia de Campos é precária, com equipamentos enferrujados e falta de manutenção. A PCH-1, embora não produza mais petróleo desde 2020, ainda é usada para bombear gás.

A Petrobras, responsável pela plataforma, informou que criou uma comissão para investigar o caso e que os trabalhadores que permanecem no local estão bem.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) cobrou medidas urgentes da Petrobras para garantir a segurança dos funcionários e evitar novos acidentes. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), só no ano passado foram registrados 731 acidentes nas atividades de exploração e produção no país.

Comments (0)
Add Comment