Stalking: Idosa de 73 anos é presa por perseguição em Minas

Uma situação inusitada aconteceu na tarde de sexta-feira (16 de maio), no Fórum da cidade de Cataguases, na Zona da Mata mineira. Uma idosa de 73 anos foi presa por estar com um mandado de prisão em aberto por stalking, que é o crime de perseguir alguém, seja pessoalmente ou pela internet.

Segundo a Polícia Militar, os policiais foram chamados depois que receberam a informação de que a mulher estava no fórum. Ela era acusada de perseguir uma vizinha. Os militares foram até o prédio da Justiça e encontraram a idosa acompanhada do advogado. Ela não resistiu à prisão e foi levada para a delegacia. A polícia não divulgou detalhes sobre como a perseguição aconteceu.

O que é stalking?

Stalking é um termo em inglês que significa “perseguir”. No Brasil, o crime acontece quando alguém segue ou vigia outra pessoa de forma repetida, causando medo ou constrangimento. Isso pode ocorrer pessoalmente ou pelas redes sociais. A pena vai de 6 meses a 2 anos de prisão.

Casos em Minas Gerais

De acordo com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), só em 2023, foram registrados 5.195 casos de stalking em Minas Gerais — um aumento de quase 40% em comparação a 2022. Isso significa que, em média, 14 pessoas por dia foram vítimas do crime no estado.

Como identificar e se proteger

  • Fique atento se alguém está limitando sua liberdade ou causando medo, mesmo que sutilmente.
  • Presentes e flores de quem você não quer contato podem parecer gentis, mas podem esconder intenções de controle.
  • Avise amigos e familiares se notar situações estranhas.
  • Desconfie de qualquer comportamento que te faça sentir mal, física ou emocionalmente.
  • Evite andar sozinho(a) se estiver com medo.
  • Sempre denuncie.

Onde denunciar

Polícia Militar: ligue para o 190 ou registre um boletim de ocorrência em casos não urgentes.

Delegacias da Polícia Civil de Minas Gerais

Comments (0)
Add Comment