Homens atiram diversas vezes contra casa, em BH; bairro vive guerra de facções

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um grupo de pelo menos três homens dispara diversas vezes contra o portão de uma garagem no bairro Urca, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, na noite de segunda-feira (12 de agosto). O bairro tem sido palco de uma guerra de facções desde que foi, supostamente, apadrinhado pelo Comando Vermelho (CV). Na terça-feira, a Polícia Militar realizou uma operação de prevenção de homicídios na área.

De acordo com o boletim de ocorrência, moradores da rua onde o ataque aconteceu relataram que um carro Honda Fit cinza estava circulando de forma suspeita próximo à residência. Por volta das 23h, o veículo estacionou próximo à garagem alvo, e três ocupantes, todos armados, desceram do carro.

O vídeo da câmera de segurança registra os criminosos agindo por cerca de um minuto. Nas imagens, é possível ver os homens atirando repetidamente perto da garagem. A Polícia Militar encontrou no local estojos de calibres .12 e .9.

Os disparos atingiram um Volkswagen Up! que estava estacionado na garagem. Até o momento, nenhum dos suspeitos foi localizado ou preso. A Polícia Civil informou que vestígios e informações foram coletados para auxiliar nas investigações.

Insegurança

Nas redes sociais, moradores do bairro expressaram sentimentos de insegurança devido aos ataques que têm ocorrido na Pampulha. “Parece que a polícia perdeu o controle aqui em BH e região. Todo dia é notícia de tiroteio e morte no Urca, já faz quase um ano que a situação está fora de controle”, comentou um usuário no X (antigo Twitter).

“Fico triste. Amo este bairro, nasci aqui e conheço todo mundo”, disse outra moradora nos comentários do vídeo no Instagram. “Mas que horror, de novo? É tanto caso, que parece repetido”, acrescentou Maria Aparecida, outra residente da região.

Guerra de facções e apadrinhamento pelo Comando Vermelho (CV)

A rotina no bairro Urca, na Pampulha, tem sido marcada por insegurança e medo desde que o crime organizado, supostamente, apadrinhou facções locais. De acordo com o jornal O TEMPO, traficantes do Comando Vermelho (CV), uma das maiores organizações criminosas do país, enviam ordens para o bairro, como não deixar crianças na rua, apagar faróis de carros e reduzir a velocidade de motos na região.

Em junho, facções do bairro Urca se envolveram em um confronto armado com uma organização do bairro Estrela Dalva, em Contagem, na região metropolitana de BH. A quadrilha de Contagem é ligada ao Primeiro Comando da Capital (PCC), rival do CV na Urca.

Histórico de violência

Em maio deste ano, um confronto entre facções deixou ao menos dois mortos e um ferido nos bairros Urca e Arvoredo em poucas horas. O apadrinhamento de facções por organizações criminosas nacionais em Minas Gerais já mobilizou várias operações das forças de segurança.

Há uma crescente compreensão de como essas alianças têm dificultado o combate ao crime em determinadas regiões, não apenas em Belo Horizonte, mas também no interior do estado. Em algumas localidades, há também o envolvimento do Terceiro Comando Puro (TCP), com origem no Rio de Janeiro.

O que diz a Polícia Civil? 

“A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que deslocou, na noite de segunda-feira (12/8), equipe da perícia oficial até o bairro Urca, em Belo Horizonte, onde foi registrada pela Polícia Militar, a ocorrência de disparo de arma de fogo em via pública. No local foram coletados vestígios e informações que subsidiarão as investigações. Não houve conduzidos à delegacia até o momento e a investigação segue em andamento”.