Geovane de Oliveira, um motoboy de 31 anos, desafiou as fortes ondas causadas pela cheia do Guaíba para resgatar nove gatos e um cachorro de uma casa alagada no bairro Lami, em Porto Alegre. O incidente ocorreu na segunda-feira (13), quando Geovane atendeu ao pedido de ajuda de seu amigo Vinícius Machado.
Em um vídeo gravado por Machado, Geovane é visto carregando os gatos em uma caixa de transporte. Devido à força das ondas, não era possível utilizar um barco para o resgate. “Eu achava que não ia conseguir. Não dava para ficar em pé”, relatou Geovane ao g1, descrevendo como a correnteza poderia tê-lo derrubado a qualquer momento.
O cachorro, um rottweiler, foi encontrado nadando. “Tivemos que pegá-lo por baixo, na barriga, e salvar do jeito que dava. Estamos bem, pelo menos nenhum animal morreu”, contou Geovane. Graças aos esforços do motoboy, todos os animais foram retirados em segurança e agora estão abrigados na casa de Geovane, junto com Vinícius e sua família.
Na tarde de segunda-feira (13), o lago Guaíba voltou a superar a marca de 5 metros, conforme informações da Agência Nacional de Águas (ANA). A prefeitura de Porto Alegre estima que a área afetada na semana passada será alagada novamente, com a possibilidade de um “pequeno avanço” na extensão da área atingida.