O prefeito de Itabira nomeia mais uma pessoa que não é da cidade, dessa vez para o cargo de Assessoria de Projetos e Captação de Recursos, e o salário é de R$15.966,49 (Quinze mil, novecentos e sessenta e seis reais e quarenta e nove centavos).
Segundo informações, a Prefeitura de Itabira caminha para ter uma área dedicada à segurança pública. O projeto já está em desenvolvimento, Paola Cristina Soares da Silva, a nova Assessora de Projetos e captação de Recursos, terá a missão de estruturar o setor e dar andamento aos processos legais de criação da Guarda Civil Municipal.
Segundo o prefeito Marco Antônio Lage, Paola dará continuidade ao trabalho conduzido até então pelo Gabinete. A proposta é ter uma pasta que reúna a futura Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Transita, e que trabalhe de maneira integrada com as polícias Militar e Civil.
“Vamos trabalhar para a estruturação dessas áreas tão importantes para a cidade. Pensar políticas de prevenção à criminalidade, de mobilidade urbana e de segurança socioambiental. Uma pauta nova, um processo que é muito recente em Minas Gerais e que Itabira sai na frente nessa busca de melhorias para a sociedade”, comenta Paola Soares. “Esse processo de municipalização é algo que venho acompanhando há muito tempo. É fundamental que os municípios tenham as guardas implementadas para auxiliar no controle da dinâmica criminal e trabalhando de forma integrada com as polícias, com o Judiciário e o Ministério Público. O fomento de uma rede de defesa social”, disse o chefe do executivo.
Para atuar na formatação da nova área, Paola Soares assume, a princípio, a Assessoria de Projetos e Captação de Recursos, deixada por Maciel Paiva na última semana, quando assumiu a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Vale ressaltar que a secretaria prometida pelo atual prefeito, já existiu no governo de Dr. Damon Lázaro de Sena, com a mesma finalidade, a criação da Guarda Municipal, porém, com o nome de Secretaria Municipal de Ordem Pública(SMOP).