Governo anuncia concurso para Polícia Penal durante protestos por aumento salarial na segurança pública

O Governo de Minas Gerais anunciou, nesta quarta-feira (16), que vai fazer um novo concurso público para o cargo de Policial Penal. A previsão é que o edital saia no segundo semestre de 2025, com 1.178 vagas para várias regiões do estado. Segundo a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o objetivo é repor o número de servidores nas unidades prisionais e reforçar a segurança pública.

Além disso, o governo também informou que vai abrir um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratar, de forma temporária, 686 agentes penitenciários. Essa medida é emergencial e serve para atender as necessidades imediatas do sistema prisional até que o concurso seja finalizado. Os editais com todas as informações (datas, etapas, salários e matérias da prova) serão divulgados pelos canais oficiais do governo.

O último concurso para essa carreira foi em 2021 e previa 2.420 vagas. No fim, 3.405 candidatos foram nomeados – ou seja, 985 a mais do que o previsto.

Protestos de servidores da segurança

Esse anúncio veio em meio a protestos de servidores da segurança pública em Belo Horizonte. Na terça-feira (8), cerca de 300 agentes – incluindo policiais militares, civis, penais, bombeiros e agentes socioeducativos – fecharam a avenida Afonso Pena, no centro da capital, pedindo aumento salarial.

Eles reclamam que os salários estão sem reajuste há mais de dez anos. Com faixas e gritos como “Zema caloteiro”, os manifestantes cobraram diálogo com o governo e disseram que a falta de valorização dos profissionais está contribuindo para o aumento da violência no estado.

Comments (0)
Add Comment