Uma operação da Polícia Militar na tarde do último domingo (19) terminou em grande tumulto na avenida Almir Pessoa Magalhães, no bairro Gabiroba, em Itabira. A ação tinha como objetivo prender um homem suspeito de estupro ocorrido no dia 17 de maio.
De acordo com a Polícia Militar, o suspeito, um homem de 30 anos, reagiu violentamente à abordagem, desacatando os policiais e tentando agredi-los. Foi necessário o uso da força para contê-lo e efetuar a prisão.
O conflito se intensificou quando diversos moradores tentaram interferir na ação policial. Entre os envolvidos estavam um homem de 40 anos e uma mulher de 44 anos, que, além de desacatar, agrediram uma policial militar com chutes e pancadas. A policial sofreu lesões e precisou ser encaminhada para atendimento médico.
Durante a operação, um menor de 15 anos também foi apreendido por desacato e tentativa de obstrução, após jogar objetos contra os policiais. Para controlar a situação e evitar maiores danos, a polícia utilizou spray de pimenta e balas de borracha. Apesar do tumulto, não houve registro de feridos entre os civis presentes.
Em nota, a Polícia Militar explicou a necessidade do uso de técnicas de contenção com instrumentos de menor potencial ofensivo. “Para conter as injustas agressões, foi necessário o uso de técnicas de contenção com instrumentos de menor potencial ofensivo”, afirmou a corporação.
Os envolvidos na confusão foram detidos e encaminhados à delegacia, onde responderão por desacato, resistência e lesão corporal.