O Real Madrid venceu o Borussia Dortmund por 2 a 0 no Estádio de Wembley, em Londres, garantindo seu 15º título da Champions League. O atacante brasileiro Vinícius Júnior marcou o segundo gol da partida, após o lateral-direito espanhol Carvajal abrir o placar.
O Jogo
A partida começou de forma eletrizante, com o Borussia Dortmund pressionando intensamente o Real Madrid. Os alemães quase marcaram aos 20 minutos, quando Adeyemi, após vencer Carvajal na corrida, ficou cara a cara com Courtois, mas perdeu a chance ao tentar driblar o goleiro belga. Três minutos depois, Fullkrug acertou a trave após um excelente passe de Maatsen.
A primeira etapa foi dominada pelo Borussia Dortmund, que continuou criando chances claras. Aos 27 minutos, Brandt encontrou Adeyemi, mas Courtois fez uma defesa milagrosa. Aos 40 minutos, Sabitzer tentou de fora da área, mas novamente Courtois salvou o Real Madrid. Apesar da imposição dos alemães, o primeiro tempo terminou sem gols.
No segundo tempo, o Borussia Dortmund manteve a pressão, especialmente nos contra-ataques, mas não conseguiu marcar. Aos 29 minutos, em cobrança de escanteio, Kroos colocou a bola na cabeça de Carvajal, que abriu o placar para o Real Madrid. Três minutos depois, Bellingham quase ampliou, mas seu chute desviou na defesa e foi para fora.
Aos 38 minutos, Bellingham aproveitou um passe errado da defesa do Dortmund e deu a assistência para Vinícius Júnior, que finalizou de perna esquerda para o fundo do gol. O brasileiro se tornou o jogador mais jovem a marcar em duas finais de Champions League, repetindo o feito da decisão contra o Liverpool em 2021/22.
Ficha Técnica
BORUSSIA DORTMUND 0 X 2 REAL MADRID
Local: Estádio Wembley, Inglaterra
Data: 01/06/2024, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Slavko Vincic (ESL)
Auxiliares: Tomaz Klancnik (ESL) e Andraz Kovacic (ESL)
VAR: Nejc Kajtazovic (ESL)
Borussia Dortmund: Kobel; Ryerson, Hummels, Schlotterbeck, Maatsen; Emre Can (Malen), Sabitzer; Sancho (Bynoe-Gittens), Brandt (Haller), Adeyemi (Reus); Fullkrug. Técnico: Edin Terzic.
Real Madrid: Courtois; Carvajal, Rudiger, Nacho, Mendy; Camavinga, Kroos (Modric), Valverde; Bellingham (Joselu); Rodrygo (Militão), Vinícius Júnior (Lucas Vázquez). Técnico: Carlo Ancelotti.
Cartões Amarelos
Borussia Dortmund: Schlotterbeck, Sabitzer, Hummels.
Real Madrid: Vinícius Júnior.
Gols
Carvajal aos 74′, Vinícius Júnior aos 82′.