O Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), ligado à Comissão de Arbitragem da CBF, divulgou nesta terça-feira (8) um parecer técnico sobre lances polêmicos do Campeonato Brasileiro. Um dos jogos analisados foi Sport x Palmeiras, e o comitê concluiu, de forma unânime, que houve erro da arbitragem ao marcar pênalti para o Palmeiras no fim da partida.
Segundo o parecer, o defensor do Sport tocou na bola antes do contato com o atacante, e o lance não justificaria a marcação de pênalti. O toque foi considerado acidental, e o VAR deveria ter ajudado o árbitro a tomar a decisão correta.
Por causa desse e de outros erros, como o ocorrido em Internacional x Cruzeiro, a CBF decidiu afastar por duas partidas os árbitros e assistentes que atuaram nessas partidas. A ideia, segundo Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem, é aproveitar o afastamento para treinar e orientar os árbitros.
Em Porto Alegre, o árbitro Marcelo de Lima Henrique expulsou o jogador Jonathan Jesus, do Cruzeiro, por falta em Wesley, do Internacional, aos 20 minutos de jogo. O VAR confirmou a decisão, considerando o lance como uma falta imprudente.
Já em Recife, a maior reclamação foi sobre o pênalti marcado para o Palmeiras após um contato entre Raphael Veiga e Matheus Alexandre. As imagens mostram que o jogador do Sport tocou primeiro na bola. O gol garantiu a vitória do Palmeiras por 2 a 1.