Brasil registra primeiro caso de gripe aviária em granja; China suspende compra frango brasileiro

Um foco de gripe aviária do tipo H5N1 foi identificado em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. A confirmação foi feita nesta sexta-feira (16) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Como reação imediata, a China — principal importadora da carne de frango brasileira — decidiu suspender a compra do produto por 60 dias.

Segundo o Mapa, todas as medidas de contenção e erradicação previstas no Plano Nacional de Contingência já foram adotadas. O objetivo é controlar o foco e preservar a capacidade produtiva do setor, garantindo o abastecimento interno e a segurança alimentar da população.

O ministério também informou que está em contato com os elos da cadeia produtiva, a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), os Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, além dos parceiros comerciais do Brasil. A nota oficial ressalta que o Serviço Veterinário brasileiro está “treinado e equipado” para lidar com esse tipo de situação.

Desde 2006, a gripe aviária tem sido registrada principalmente na Ásia, África e norte da Europa. Este é o primeiro caso em granja comercial no Brasil.

Apesar da confirmação, o Mapa reforça que não há risco no consumo de carne de aves ou ovos. “A população pode ficar tranquila quanto à segurança dos produtos inspecionados. O risco de infecção humana é considerado baixo e, geralmente, está restrito a pessoas com contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas”, destacou a pasta.

Comments (0)
Add Comment