Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

 PCMG prende 12 suspeitos de furto e desmanche de motos 

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu na manhã dessa terça-feira (29/4), 12 pessoas suspeitas de integrar um grupo criminoso voltado para a prática de furtos, adulterações, receptações e desmanches de veículos automotores, em maioria motocicletas de baixas cilindradas. Os investigados foram detidos durante a operação Exúvia, deflagrada em Belo Horizonte e em Sabará, Vespasiano, Santa Luzia e Pedro Leopoldo, cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

No decorrer dos trabalhos, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão preventiva. Dois suspeitos também foram autuados em flagrante.

Flagrante

Durante buscas em um imóvel em Vespasiano, os policiais encontraram dois chassis vinculados a veículos furtados, além de um pedaço de chassi com numeração suprimida. Já em uma residência, em Sabará, foi apreendida uma motocicleta com numeração de chassi suprimida.

Investigações

Segundo o titular da 3ª Delegacia de Polícia Civil em Sabará, delegado Thiago Chevalier Gonçalves Antunes, as investigações tiveram início há um ano, após a comunicação de vários crimes de descarte de peças rastreáveis de veículos na cidade e no município de Santa Luzia.

“Motores e chassis eram descartados em meio à vegetação, em locais ermos. Em decorrência da apuração desses crimes, 13 pessoas foram identificadas e classificadas em duas equipes bem definidas: os furtadores, responsáveis por subtrair as motocicletas em via pública em Sabará e Belo Horizonte; e os receptadores e desmanchadores, responsáveis por guardar e desmontar os veículos. Eles separavam as peças em dois grupos: as irrastreáveis, que não possuem número de série, e as rastreáveis, que com uma simples pesquisa, identificam o veículo ao qual pertenciam”, explicou Antunes.

As apurações apontam que as peças que não tinham numeração de série eram revendidas e remetidas a um receptador final, em Pedro Leopoldo. “Esse receptador, preso durante a operação, é suspeito de enviar as peças aos estados de São Paulo e Bahia”, completou o delegado.

Um suspeito está foragido. As investigações continuam.

A operação contou com a atuação de 104 policiais civis, com emprego de 40 viaturas, apoio da Coordenação Aerotática (CAT) e da Coordenação de Operação com Cães (COC).

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação