Desenvolvimento Única Sites
Taís Araújo conta que seu filho foi vítima de racismo em condomínio de luxo
A atriz Taís Araujo, de 46 anos, contou que seu filho, João Vicente, de 14 anos, sofreu racismo em um condomínio de luxo. Ela disse que ele gosta de andar de bicicleta, usando camisa de time e chinelo. Um dia, por estar vestido assim, foi parado por um segurança. Ele estava com um amigo, que também é preto.
Taís explicou que isso aconteceu porque os dois estavam “desarrumados” e, por serem negros, foram vistos como suspeitos. Ela contou que já tinha avisado o filho que isso poderia acontecer. “Se for na rua, pode ser pior”, disse ela em entrevista ao jornal O Globo.
Ela contou que o filho acha que é exagero, mas ela insiste que é importante falar sobre isso, mesmo sendo difícil, porque “tira a inocência da criança”. Para ela, é uma batalha diária, já que cria os filhos em um bairro rico do Rio de Janeiro, onde a maioria das pessoas é branca.
Mesmo assim, Taís e outros pais negros se uniram para colocar seus filhos em uma escola onde eles pudessem aprender mais sobre a cultura brasileira. Ela disse que o filho está lendo Carolina Maria de Jesus, e a filha, Maria Antônia, de 10 anos, está estudando sobre as escolas de samba. “Eles estão aprendendo mais sobre o nosso país”, disse. E completou: “A gente sempre lembra: vocês não são tratados da mesma forma que os colegas brancos.”