Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Tarifas dos EUA impactam exportação brasileira de suco de laranja e carne

O Brasil pode perder parte significativa de suas exportações para os Estados Unidos devido ao novo pacote de tarifas anunciado pelo ex-presidente Donald Trump. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a medida pode impactar a exportação de 743 milhões de litros de suco de laranja e cerca de 17 toneladas de carne bovina. A entidade defende que o governo brasileiro adote negociações diplomáticas para evitar prejuízos ao setor agropecuário nacional.

O protecionismo imposto pelos Estados Unidos não afeta apenas o Brasil, mas também outros grandes exportadores de produtos agropecuários. Além disso, há o risco de novas taxas serem aplicadas caso as medidas atuais não sejam consideradas suficientes para reduzir o déficit comercial norte-americano, alerta a CNA.

Impacto das tarifas

Com a nova alíquota geral de 10% sobre produtos brasileiros, o suco de laranja será um dos mais prejudicados. A tarifa, que antes era de 5,9%, subirá para 15,9%, reduzindo a exportação anual de um bilhão para 261 milhões de litros.

A carne bovina também sofrerá um aumento significativo na tributação. Antes sujeita a um imposto de 33%, agora será taxada em 43%, levando a uma queda estimada no volume exportado de 73 mil para 45 mil toneladas. Outros produtos afetados incluem cana-de-açúcar, álcool, arroz e feijão.

Estratégia do Brasil

Diante desse cenário, a CNA recomenda que o governo brasileiro continue priorizando o diálogo com os Estados Unidos para reduzir as tarifas e garantir um equilíbrio comercial entre os dois países. A entidade rejeitou, por ora, qualquer medida de retaliação e defendeu a utilização da Lei da Reciprocidade, aprovada pelo Congresso Nacional, apenas como último recurso após esgotadas todas as opções diplomáticas.

A CNA reforçou seu compromisso com o livre comércio e a ampliação dos mercados internacionais para os produtos agropecuários brasileiros, buscando maior diversificação e crescimento da renda dos produtores.

Exportações para os EUA

Os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos somaram US$ 12,1 bilhões em 2024, consolidando o país como o terceiro principal destino das exportações agropecuárias, atrás apenas da União Europeia e da China. Nos últimos dez anos, os EUA mantiveram uma participação entre 6% e 7,5% na pauta exportadora do agronegócio brasileiro.

Os principais produtos exportados ao mercado norte-americano incluem:

  • Café verde
  • Celulose
  • Suco de laranja
  • Carne bovina in natura
  • Madeira perfilada
  • Açúcar de cana bruto
  • Obras de marcenaria e carpintaria
  • Carne bovina industrializada
  • Madeira compensada
  • Sebo bovino

Produtos nos quais o Brasil tem forte participação nas importações americanas, como sucos de laranja resfriados e congelados (90% e 51%, respectivamente), carne bovina termoprocessada (63%) e etanol (75%), devem ser os mais impactados pelas novas tarifas.

Diante desse cenário, a CNA reforça a importância de buscar soluções negociadas para minimizar os impactos das medidas protecionistas impostas pelos Estados Unidos.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação