Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Dia Internacional da Mulher é celebrado com diversas atividades em Itabira

O evento contou com  Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como Lian Gong, plantio de mudas e Biodança

O Dia Internacional da Mulher, comemorado neste sábado, 8 de março, foi marcado por uma programação especial em Itabira. Com diversas atividades, a Casa da Cidadania Margarida Silva Costa recebeu autoridades e representantes da sociedade civil para uma manhã especial e de muitas homenagens. O dia de valorizar a presença feminina teve como destaque celebrações que reuniram mulheres de diferentes idades em momentos de integração e aprendizagem.

O prefeito Marco Antônio Lage participou do evento e destacou a importância das mulheres nas lideranças da sociedade e na gestão municipal. “A mulher itabirana tem hoje uma participação muito grande, tivemos grandes avanços. Abrimos espaços na prefeitura e hoje quase 80% dos servidores públicos são mulheres e mais do que isso, pela primeira vez, Itabira tem a metade do seu secretariado formado por mulheres. Eu fico muito feliz com essa jornada”, disse o prefeito.

Uma das atividades propostas foi a prática de Lian Gong , conduzida por Moema . Essa técnica chinesa, já utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em várias unidades de Itabira, consiste em  exercícios terapêuticos que  visam melhorar a saúde e promover o equilíbrio entre corpo e mente, proporcionando mais qualidade de vida aos participantes.

Além disso, houve o plantio de oito mudas de palmeira juçara, uma ação simbólica que destaca a importância das mulheres na sociedade. As mudas foram plantadas pela primeira-dama Raquell Guimarães, a vereadora Dulce Citi, dona Nair Monteiro, presidente da Associação das Domésticas, Lena Viana, representante do SOS e Rotary, Lia Andrade, da Casa de Cidadania, Rosinha e Conceição, representantes quilombolas, Iracema e Dadá Lacerda, representantes da Interassociação.

A iniciativa reforçou a importância da preservação ambiental e do envolvimento da comunidade na recuperação da vegetação nativa, destacando o papel das mulheres na construção de um futuro mais sustentável.

“Nós vamos plantar árvores aqui hoje porque não tem outra forma de continuar neste planeta respirando e vivendo, que não seja cuidando de árvore, cuidando do verde. O plantio é o futuro, é a nossa garantia de que vamos ter vida na terra. Estamos fazendo isso para quem virá depois de nós”, enfatizou a primeira-dama, Raquell Guimarães.

A presidente da Associação das Domésticas de Itabira, dona Nair Monteiro, de 90 anos, com bandeira em punho e muita disposição deixou a sua marca neste dia de celebrar a luta das mulheres por equidade e respeito. “Eu não esperava que ia acontecer do jeito que aconteceu, estou participando muito alegre e satisfeita. Só tenho que agradecer a Deus por me dar essa oportunidade”. 

A programação contou ainda com uma sessão de Biodança , ministrada por Tânia Couto . A atividade utiliza a música e o movimento para promover o autoconhecimento, a autoestima e o fortalecimento dos laços interpessoais, proporcionando momentos de descontração e conexão entre os participantes.

As celebrações em Itabira destacaram a importância do Dia Internacional da Mulher não apenas como uma data comemorativa, mas como um momento de reflexão sobre o papel feminino na sociedade, a valorização da saúde e do meio ambiente e o fortalecimento da união entre as mulheres.

Crédito fotos – Ascom PMI/Carol Veloso

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação